Wednesday, October 10, 2007

Crianças estressadas existem? Existem!

Eles nem mesmo imaginam, e a maioria dos pais também, mas as crianças também podem sofrer do mal da vida moderna, o estresse.

Especialistam categorizam o estresse como uma reação do organismo e da mente a situações e ambientes hostis, independente da faixa etária.

Nos adultos, o estresse acontece em decorrência de situações relacionadas as atividades diárias, como o trabalho ou dificuldades de relacionamento. Para as crianças, especialistas garantem que a causa não é muito distinta, exigências escolares, convívio com colegas e irmãos e mudanças bruscas na rotina são responsáveis pelo estresse nos pequenos.

A principal recomendação quando identificados sintomas como irritação, agressividade e crises de choro fora do normal é mesmo o apoio afetivo.

Todavia, quando pais e responsáveis não perceberem resultados, devem buscar apoio profissional, já que problemas mais sérios como a depressão infantil podem evoluir em quadros de estresse infantil se não cuidado a tempo.

No município de Sobral, o atendimento psicológico na rede pública, leia-se SUS, é realizado no Centro de Atenção Psicossocial, mas deve ser encaminhado pelo Centro de Saúde da Família do bairro ou distrito.

No comments: