Tuesday, February 26, 2008

Dengue perde força

Uma boa notícia para a saúde pública brasileira: o número de casos de dengue caiu neste verão, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados pouco mais de 32 mil casos da doença nas primeiras cinco semanas de 2008. No ano passado, foram cerca de 53 mil casos registrados no mesmo período, o que representa uma queda de quase 40%.
O secretário nacional adjunto de Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta, lembra que os bons resultados não devem acomodar a população, pois a maioria dos casos de dengue no País ocorrem entre os meses de janeiro e maio."Nós estamos apenas no início do período que favorece a transmissão da dengue que é o verão, em que as temperaturas são mais elevadas e que as chuvas são mais freqüentes. Esses dois fatores conjugados favorecem muito a multiplicação do Aedes Aegypti e, como resultado, nós temos uma maior transmissão de dengue. Não é por outro motivo que todos os anos cerca de 70% a 80% dos casos de dengue que ocorrem no Brasil acontecem no período de janeiro a maio, que é exatamente uma conseqüência das chuvas mais freqüentes e das temperaturas mais elevadas. ", afirma o Secretário.

No comments: