Sunday, March 30, 2008

Municípios cearenses afetados pelas chuvas


As águas do rio Salgado causaram inúmeros problemas na região do Jaguaribe, centro-sul do Ceará.
Um dos municípios mais atingidos foi Icó, onde várias localidades estão completamente ilhadas e só se chega de barco ou helicóptero. O rio Salgado continua com muita água e a Defesa Civil, junto com o Corpo de Bombeiros, Dnocs e Prefeitura montaram esquema especial de ajudar os desabrigados. Cestas básicas e garrafões com água mineral chegam a todo instante as margens do rio na cidade de Icó e são embarcadas em lanchas e canoas para atender as comunidades isoladas. Na ponte sobre o rio em Icó a garotada aproveita a enchente para pular da parte mais alta, cada um a sua maneira, sem se preocupar com o perigo.
Médicos e enfermeiros são deslocados de barco rio abaixo, prontos para ajudar aos doentes e vacinar o maior número de pessoas possível ao longo do rio. Dois helicópteros, um do Governo do Estado e outro da Policia Rodoviária Federal sobrevoam a todo instante os locais de difícil aceso, levando mantimentos e trazendo pessoas enfermes para os hospitais.
No município de Lavras da Mangabeira a situação é muito séria e ruas inteiras estão alagadas. No parque do povo, local onde se realiza os eventos da cidade, a água continua com mais de um metro de altura. O rio Salgado mantém seu curso com muita velocidade e muitas casas foram destruídas e ainda estão com muita água. Mais de mil pessoas estão desabrigadas no município. No centro da cidade as águas do rio chegaram a atingir cerca de três metros de altura.
A previsão de mais chuvas nos próximos dias tem deixado muita gente apavorada porque o volume de água no leito do rio Salgado permanece alto.

No comments: