Wednesday, April 2, 2008

Coluna do Repórter Saúde no jornal A Folha deste semana

A partir desta semana publicaremos aqui no Blog todo o conteúdo de nossa coluna, publicada em todas as edições impressas do jornal A Folha, um dos maiores hebdomadários do Ceará.

Coluna Repórter Saúde - Jornal A Folha

ACONTECE

Sobral – A União faz a força

Mesmo com o estado do Rio de Janeiro enfrentando um forte epidemia, Fortaleza com índices perigosos e o nosso Ceará figurando nos noticiários sobre o elevado índice, nossa Sobral continua firme na luta contra o mosquito indesejável. Enquanto o Rio de Janeiro chega a ultrapassar 7% de infestação e alguns municípios da região norte ultrapassam 3%, Sobral controle a população dos mosquitos e mantém 0,6% e com queda. Dois pontos são fundamentais para o resultado, a mobilização do setor público com ações intersetoriais, participação da imprensa e parceiros, alaida a grande mobilização popular, com intensa participação nas ações. Os bons resultados, porém, só indicam que a batalha é diária e deve continuar o ano inteiro.

Ceará – Projeto envolve 50 mil idosos no Ceará, 1,5 mil em Sobral, no combate à dengue

São 68 o número de municípios engajados ao projeto “Venci o Tempo, Vencerei a Dengue” da Secretaria da Saúde do Ceará, que envolve parceria com o Corpo de Bombeiros, a Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE) e municípios. Criado há três anos, o projeto envolve a terceira idade na vigilância doméstica do mosquito transmissor. O projeto visa promover a mudança de atitude das pessoas no combate à dengue, com o efetivo controle doméstico do mosquito. Os idosos que integram cada grupo têm responsabilidade sobre dez residências da sua vizinhança, nas quais ensina como é fácil combater o mosquito, acabando com os focos. Sr. Jeová é o idoso sobralense que está na organização do “Venci” por aqui, com apoio da saúde do município.

Brasil – Sobral em Belém

O Secretário Carlos Hilton e um pequeno grupo de técnicos da Secretaria da Saúde de Sobral participarão do XXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. O evento ocorre entre os dias 08 a 11 de abril, no Centro de Convenções de Belém, capital do Pará, e reunirá os secretários e secretárias municipais e gestores de serviços de saúde de todo o Brasil. O evento se define como espaço de mobilização, discussão e troca de experiências entre os participantes e tem como objetivo principal aprofundar questões sobre a política de saúde visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobral apresentará suas experiências premiadas no Congresso Estadual em março.

Brasil – Ministro cria grupo tático

Há poucos dias o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou a montagem de um gabinete de crise no Rio de Janeiro para o enfrentamento da dengue no município. Os secretários de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, e de Atenção à Saúde, José Noronha, ficarão responsáveis por acompanhar a evolução da situação da doença junto com o governo de estado. O gabinete de crise vai trabalhar de forma integrada com o Governo do Estado e as Forças Armadas. O objetivo é redobrar o combate ao mosquito transmissor e garantir o atendimento às pessoas doentes. E reitera o Ministro, “A população deve combater o mosquito, eliminando todos os locais de água parada, ideal para a reprodução do vetor da doença. Sem a mobilização da sociedade todos os esforços serão em vão

Pesquisas afirmamPostura correta ao computador

Dicas para evitar problemas na região cervical são cada vez mais necessárias, dado o grande número de usuários de computador. Uma das principais recomenda seguir uma linha horizontal em relação ao centro da tela do equipamento. O ideal é a utilização de um suporte para manter o monitor em altura adequada, o que evita a perda da curvatura da coluna. Este efeito, que é muito comum em pessoas que passam muitas horas em frente ao computador em posição inadequada, provoca dores no pescoço, nos ombros e em outras partes do corpo.


No comments: