Wednesday, April 30, 2008

Coluna Repórter Saúde da semana - Jornal A Folha

Brasileiro está mais gordo, afirma MS

Pesquisa recente do Ministério da Saúde (MS) do Brasil revela que nos últimos 30 anos o brasileiro passou por mudanças nos hábitos alimentares, e está mais gordo. Na década de 70 aproximadamente 18% dos homens e 28% das mulheres estavam com excesso de peso. Atualmente, metade da população masculina do País e 38% das mulheres estão acima do peso recomendado, fala o MS. Para Deborah Malta, coordenadora geral do Departamento de Análise da Situação da Saúde, fatores como a vida corrida, alimentação inadequada e fora de hora e a redução de atividades físicas tem sido responsáveis pelo proporção de obesos. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que no planeta dois bilhões de pessoas, acima dos quinze anos, sofrem com o excesso de peso. Para prevenir-se do problema só existe uma receita: alimentação balanceada e exercícios físicos regulares, copiou?!

AC agora é JOASTECON

Espaço predileto para diversos profissionais de saúde e muitos outros sobralenses para serviços contábeis, a AC Contabilidade mudou sua razão social para JOASTECON, mas continua sob a gerência do competente Alex Mendes. A empresa, que antes era na Av. Lúcia Sabóia, agora está localizada na Rua Humberto Lopes, 545, na mesma rua do Cirão. Serviços contábeis em geral com seriedade e valores acessíveis são as grandes vantagens da JOASTECON, mais informações nos fones 9957-9999 ou 3614-9283.

CEREST visita Repórter Saúde na Regional

O programa Repórter Saúde (Regional AM) recebeu a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Sobral. Esteve no estúdio Lício Capote Soares toda equipe técnica do CEREST, onde o psicólogo Sérgio Luiz Corrêa e o médico do trabalho, Ronaldo Dias, conversaram com o apresentador e esclareceram dúvidas dos ouvintes sobre o trabalho do órgão e a programação para o dia 1º de maio, dia do trabalhador. Com grande repercussão, a passagem da equipe do CEREST foi uma das melhores entrevistas já realizadas no programa, com muita descontração e informação. A versão digital desta coluna vai ao ar todo sábado, de 11h a meio-dia na Rádio Regional 1320 kHz AM.

Agita Sobral 2008

Aconteceu no dia 30 de abril o lançamento do Programa Agita Sobral 2008, com o tema “Atividade física na promoção da saúde e da cidadania”. O Agita constitui-se na política municipal de incentivo à atividade física, onde as Secretarias do Esporte e Juventude e a de Saúde e Ação Social de Sobral coordenam suas ações. A idéia este ano é fortalecer suas ações em favor da melhoria da saúde e do bem-estar social das comunidades locais, abrangendo atividades para pessoas de todas as idades. Na ocasião do evento, acontecido no Centro de Convenções, houve capacitação de multiplicadores, tendo como facilitador o renomado educador físico Timóteo Leandro, assessor técnico-científico do Agita São Paulo, além de autoridades locais e municipais na área do esporte e saúde. Gilvan Paiva, Secretário do Esporte e Juventude do município, acredita na revitalização e envolvimento de toda sociedade no Agita.

Amamentação previne problemas ortodônticos

Que a amamentação é importante para saúde da criança, não é novidade, a novidade é o que uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) esclarece em relação à prevenção de problemas ortodônticos. No estudo, crianças que tinham amamentação exclusiva por mais de seis meses não apresentaram maloclusão, ou seja, mordida cruzada, aberta ou sobre mordida. O estudo só reforça a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês, inclusive no desenvolvimento das estruturas da face, como ossos, músculos e oclusão dentária. O movimento de ordenha ao amamentar estimula a musculatura, previne a maloclusão dentária e estimula a respiração nasal, afirma o pesquisador Marcelo de Castro Meneghim, autor da pesquisa.

No comments: