Friday, April 18, 2008

Coluna RS da semana no Jornal A Folha

ACONTECE
Sobral – Campanha de vacinação dos idosos
Pela décima vez acontece no Brasil a campanha nacional de vacinação do idoso contra a influenza (gripe).
Causada por um vírus, a influenza é altamente contagiosa e atinge até 10% da população em épocas de epidemia. A perspectiva é que aproximadamente 14 mil idosos sejam vacinados nos centros de saúde de Sobral, com as doses sendo rigorosamente restritas a faixa etária de 60 anos ou mais. O dia de mobilização nacional é 26 de abril, sábado.
Ceará – Prêmio para Sobral em Congresso Nacional de Secretarias Municipais
A participação cearense no XXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde / V Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, realizado em Belém/PA entre 8 e 11 de abril, rendeu a Sobral o único trabalho premiado do Ceará. O trabalho do “Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde e seus dispositivos para elaboração de políticas públicas intersetoriais”, desenvolvido pela Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral será publicado com outras experiências nacionais selecionadas apresentadas no evento. Quatro técnicos sobralenses participaram do Congresso.
Brasil – Cigarro em baixa
Considerado uma das maiores preocupações na saúde pública brasileira, o consumo de cigarro está entre as principais causas de doenças crônicas não transmissíveis. Dados do Ministério da Saúde apontam que 16% da população adulta é fumante. Pode parecer um percentual pequeno, mas não é se ainda considerarmos os problemas e os gastos com tratamentos advindos do uso do tabaco. Todavia, se compararmos com o ano de 1996, onde 33% dos adultos brasileiros fumavam, pode-se concluir que as pesquisas científicas e campanhas governamentais, principalmente relacionadas à regulamentação em propagandas, desestimularam muito o fumo junto aos estudantes, como também estabelecimento de programas, por exemplo, de ambientes livres de cigarro, colocando figuras nos maços de cigarro. Portanto, fumar hoje em dia não é mais sinônimo de charme, e sim de câncer, pensem nisso. Lembrando que o consumo de tabagismo é um indicador para medir a qualidade de vida da população.
Alerta - Falso e-mail da Anvisa circula na internet
Uma falsa mensagem, assinada com endereço eletrônico supostamente hospedado no servidor de mensagens da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), identificado como “advogado@anvisa.gov.br”, vem disseminando mensagens não encaminhadas pela instituição. O golpe oferece, entre outros, materiais de estudo às vítimas. A Anvisa alerta, a quem receber estes avisos, que destrua a mensagem para se proteger de ataques de vírus ou fraudes de outra natureza, realizadas no ambiente virtual.

No comments: