Friday, April 18, 2008

Prefeitura de Sobral recebe Prêmio ODM pelo trabalho na educação

Na manhã desta quinta-feira, 17, o Prefeito Leônidas Cristino reuniu a imprensa e juntamente com o Secretário da Educação, Júlio César, anunciou que o município de Sobral foi selecionado com o Prêmio ODM entre as oito experiências de Prefeituras em todo o país.
Os vencedores do Prêmio ODM Brasil 2007 foram divulgados nesta semana durante encontro na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A escolha dos premiados foi feita por um júri de notáveis, composto por 13 especialistas de todo o país. Estiveram presentes ao evento o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann; e a presidente da Enap, Helena Kerr.
Mais uma vez o município de Sobral concorreu e foi selecionado nesta segunda edição, onde o Prêmio recebeu 1.062 práticas inscritas que foram avaliadas por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.
O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. O Prêmio ODM Brasil tem a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Na primeira edição do Prêmio ODM Brasil, realizada em dezembro de 2005, 920 projetos e ações foram inscritos, dos quais 27 foram premiados.
O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.
Apenas uma Prefeitura do Nordeste, além de Sobral, foi selecionada, trata-se do município cearense de Itaiçaba, com um trabalho na área de aleitamento infantil e parto humanizado. A Prefeitura Municipal de Sobral foi selecionada com um trabalho na área de Estratégias para elevação da proficiência da Língua Portuguesa e Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

No comments: