Friday, April 18, 2008

Saúde articula Campanha de Vacinação do Idoso contra a influenza

Acontece em todo o território nacional, no período de 26 de abril a 9 de maio de 2008, a décima edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Influenza, sendo o dia 26 de abril a data de uma mobilização nacional.
A campanha tem como principal objetivo reduzir, na população de 60 anos e mais, a morbi-mortalidade e as internações causadas pela influenza (gripe), que é uma doença aguda, altamente contagiosa e causada por um vírus. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante as epidemias anuais de gripe, a taxa de ataque global é de 5 a 10% na população adulta e de 20 a 30% nas crianças.
No município de Sobral a meta é vacinar pelo menos 80% da população de 60 anos e mais, o que representa 13.944 pessoas nessa faixa etária (Estimativa pop. 2007). Dados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará afirmam que o quantitativo de vacinas que serão distribuídas corresponderá a 80% da meta baseada na população de 2007, portanto a administração deverá ser rigorosamente restrita a faixa etária de 60 anos ou mais. Não haverá complementações posteriores.
Coordenados pela Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, todos os Centros de Saúde da Família e outros postos de vacina em locais público deverão funcionar de 8 às 17h do dia 26 de abril, sábado, e mais de 500 profissionais serão mobilizados na sede e distritos do município nesta ação.

No comments: