Wednesday, May 14, 2008

Coluna RS da semana no Jornal A Folha - 14 de maio 2008

JORNAL A FOLHA
Seminário Nacional de Ouvidorias
Pela primeira vez, a capital Fortaleza sediará o 4º Seminário Nacional Ouvidores & Ouvidorias, que acontece de 17 a 19 de junho de 2008, no Hotel Marina Park Hotel. Gestores Públicos de Estados e Municípios de todo o país confirmaram no seminário, que têm se constituído num espaço importante para discussão de novas experiências no processo de modernização da administração pública em procedimentos gerenciais nas relações entre o poder público e a sociedade. O evento conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral, da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO), da Associação Nacional de Ouvidores Públicos (ANOP), organizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, que tem como presidente Dr. Petronio Omar Querino Tavares.

Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Um espaço direcionado para debates experiências em acupuntura, homeopatia, medicina tradicional chinesa, fitoterapia com convidados de diversos países, assim está definido o I Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Promovido pelo Ministério da Saúde entre os dias 13 e 15 de maio de 2008, o seminário contou na abertura com a presença do o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e a coordenadora do departamento de Medicina Tradicional da Organização Mundial de Saúde, a chinesa Xiaouri Zhang. Passo importante para consolidação e reconhecimento de algumas práticas consideradas alternativas, mas que são responsáveis pelo bem-estar de muitos cidadãos em nosso país. Durante os três dias serão realizadas quatro mesas-redondas com os seguintes assuntos: Inserção das práticas integrativas e complementares nos sistemas oficiais de saúde; Homeopatia e Medicina Antroposófica; Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura e Termalismo e Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Técnico participa de curso em SP
Marcos Lima, ouvidor municipal do SUS da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, participou do XIII Curso de Capacitação e Certificação de Ouvidores e Ombudsman, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), entre os dias 8 a 10 de maio na cidade de São Paulo. Com participantes de todo o país, o curso deu ênfase ao fortalecimento da instituição ouvidoria nos órgãos públicos, e contou com palestrantes de alto nível como a ouvidora geral do Município de São Paulo e da Ouvidora do metrô de São Paulo, que possui 11 milhões de usuários diariamente. Para Marcos Lima, a participação no evento contribuiu no esclarecimento de questões pertinentes ao serviço de ouvidoria e melhoria da qualidade do atendimento em Sobral.

Sobral Fight: evento marcial movimenta a cidade
Para os que gostam de um pouco mais de emoção e querem conhecer de perto a força dos verdadeiros guerreiros, a opção é o Sobral Fight. O evento conta com a organização do Professor Héder Araújo, Faixa Preta de Jiu-jítsu, graduado em Educação Física e representante da equipe Nova União em Sobral, em parceria com o professor Mardone Sampaio, representante no Ceará da equipe Pequeno Team, do Rio de Janeiro. Na programação haverá lutas de submission (modalidade de luta semelhante ao jiu-jítsu sem uso de quimono) e Muay Thay, também conhecido como boxe Tailandês, com participação de atletas sobralenses e convidados. Toda movimentação acontece no dia 18 de maio, domingo, às 16h no Ginásio Poliesportivo, e o ingressos antecipados, num preço muito em conta de R$ 5,00, podem ser adquiridos na Academia Nova União, na Avenida do Contorno, próximo ao edifício Amélia a partir das 17h.


Conjutivite: Saúde lança nota técnica
Olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas bordas das pálpebras, intolerância à luz (fotofobia), sensação de areia nos olhos, pálpebras grudadas ao despertar. Estes sintomas foram divulgados em informe técnico da Coordenação De Vigilância à Saúde, da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral como alerta à conjuntivite. A nota foi publicada nos principais jornais do município e alerta em relação ao aparecimento da doença, inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a porção anterior da esclera e a face interna das pálpebras. A nota também alerta para classificação, meio de transmissão e as formas de prevenção, como lavar com freqüência as mãos e o rosto, com água e sabão, evitar coçar os olhos, usar lenços, toalhas e travesseiros individuais e evitar o uso de objetos (lápis, lenços, copos, etc.) de pessoas portadoras de conjuntivites. Importante lembrar que o uso de colírios somente deve acontecer com indicação médica.

No comments: