Tuesday, July 29, 2008

Alimentos: os 10 melhores

Confira a lista dos alimentos para os quais damos pouca atenção, mas
deveriam freqüentar o nosso prato mais vezes.

1- Sardinha: é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como
magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de
peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas
concentrações de omega 3, um tipo de gordura "boa", essencial para o
funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial.
As sardinhas são chamadas de "comida saudável em lata" por Bowden, que
aconselha que sejam compradas as preservadas no próprio óleo ou em azeite,
quando não puderem ser consumidas frescas.

2- Repolho: as folhas do vegetal contêm grandes concentrações de
substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e
sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou
que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais
eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.

3- Folha de beterraba: geralmente jogada fora, é rica em vitaminas,
minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos
vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Bowden
também afirma que a beterraba em si também é um dos alimentos mais ricos
que existem. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas,
como espinafre.

4- Açaí: em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o
açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é
rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e
auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças
cardíacas. Para Bowden, os brasileiros que não consomem a fruta
freqüentemente desperdiçam a benção que a natureza lhes proporcionou.

5- Goiaba: rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes
quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides.
O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de
surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.

6- Cereja fresca: tem altas concentrações de antocianina, um
antiinflamató rio natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com
iogurte ou vitaminas.

7- Chocolate meio-amargo: rico em flavanóides, que diminuem a pressão
sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem
altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300
processos biológicos do organismo.

8- Frutas oleaginosas: são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden
afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor
calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e
Omega 9.

9- Canela: ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue,
o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios
da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no
cereal matinal.

10- Semente de abóbora: é uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão
importante, explica Bowden, que estudiosos franceses concluíram que homens
com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma
morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las,
toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica
em fibras

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