Wednesday, August 20, 2008

Coluna do RS no Jornal A Folha

Lanchonete Escola da FAM

Localizada no hall da sede da Prefeitura Municipal de Sobral, a lanchonete Saboreando Cidadania integra o Projeto Lanchonete Escola da Fundação de Ação Social do Município (FAM), e vem fazendo um trabalho digno de registro. O estabelecimento funciona com estudantes da rede municipal, devidamente treinados no pólo Mimi Marinho, dentro das melhores orientações sanitárias, aliás, um dos destaques da lanchonete é justamente o excelente nível de higienização. O projeto possui ainda outra lanchonete escola na biblioteca municipal, ambas coordenadas pela Srª. Glória Lopes, sob a tutela da FAM, que tem como presidente Drª Carmem Soares. No detalhe da foto a equipe do Saboreando Cidadania e a Srª. Norma Matos, gerente.

Rubéola e Hemocentros

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola, que iniciou dia 9 de agosto, vem preocupando os bancos de sangue, uma vez que 70% dos doadores são homens, população alvo da campanha de imunização. Segundo os especialistas, quem toma a vacina fica impedido de doar sangue por um período de 30 dias, o que significa que, se não houver cooperação da população, os estoques podem ser prejudicados. Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha contra rubéola pretende vacinar 95% dos homens com idade entre 20 e 39 anos entre os dias 9 de agosto e 13 de setembro. Como medida preventiva, os bancos de sangue pedem que as doações sejam feitas antes da imunização. A vacina, composta por vírus atenuado, não causa danos à saúde, mas inabilita a doação do sangue por quatro semanas. Mais informações podem ser obtidas no Hemoce de Sobral pelo telefone 3677-4627

Mais sobre o Hemoce

Atendendo 58 municípios da Região Norte, o Hemocentro de Sobral vive em constante luta para manter seu estoque e atender a própria população que é responsável pela doação. Dentre os tipos sangüíneos, o tipo “O” continua sendo o mais procurado, ao passo que o tipo “AB”, o mais raro. Diariamente existe uma demanda de 150 bolsas que precisam ser fornecidas para hospitais da região, mas o estoque fica sempre abaixo disso, o que faz com que a prioridade seja dada aos casos mais graves. Uma curiosidade é que uma só doação pode atender até três pacientes, que podem utilizar diferentes componentes do sangue. Eis os quesitos para ser doador: Sentir-se bem, com saúde, apresentar documento com foto, válido em todo território nacional, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 kg.

RS responde

O que é Blogosfera?

Segundo definição da jornalista Giselle Pessanha, a blogosfera é o nome dado a toda a comunidade de blogs na internet, é parte da infra-estrutura, onde idéias são desenvolvidas e transmitidas. Ela é um universo de informação, assim como a televisão, os jornais e os programas de rádio. E os blogs são como pequenas estações de rádio ou jornais de pequena circulação: são formadores de opinião. E as pessoas agem com base nas informações oferecidas na blogosfera. Recomenda a jornalista que devemos ter cautela e ética ao escrever, tarefa atribuída aos chamados “zeladores”, responsáveis pela criação e manutenção dos blogs.

Novidade na Blogosfera

Este colunista também se encontra inserido na blogosfera, sendo zelador de dois blogs informativos. Um deles leva o nome da própria coluna, o Blog do Repórter Saúde (www.blogdors.blogspot.com), com informações sobre saúde, o programa de rádio e sobre a própria coluna. O outro é o Blog d’Ouvidor (www.ouvidoriablog.blogspot.com), que já está na rede e traz notícias e informações sobre questões relacionadas à ouvidoria.




No comments: