Thursday, August 28, 2008

Curso de Gestores no Ceará


Por:
Luciano Augusto

A Escola de Saúde Pública do Ceará, em conjunto com a Escola Nacional de Saúde Pública, vai coordenar o Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS, financiado pelo Governo federal, por meio do Programa Mais Saúde (considerado o PAC da Saúde), que objetiva formar em todo o país, até 2011, 110 mil gestores, com recursos de R$ 180 milhões definidos no Plano Plurianual (PPA).

A idéia é, além dos recursos descentralizados através da Política de Educação Permanente, definir ações nacionais de fortalecimento do SUS no sentido de disponibilizar uma mesma qualificação a profissionais de todo o país.

“No momento em que o Ministério da Saúde desenvolve um programa de formação em larga escala, significa uma ação para nivelar o conhecimento. Para alguns municípios pode até nem ter tanta importância, mas para a maioria será uma excelente oportunidade de capacitação”, afirma o superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes.

O curso para gestores é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).


No primeiro momento, o curso, que terá 180 horas-aula, vai abrir 7 mil vagas em todo o país, sendo 311 para o Estado do Ceará. Será trabalhado em um conceito de “aluno-equipe”, priorizando microrregiões nos estados para que possa ser atingido não somente o aluno, mas toda uma equipe de gestores. “Sabemos que essa é uma proposta ambiciosa, que terá um desdobramento intenso.

A inscrição e a seleção serão feitas da melhor forma para que possamos trabalhar em equipe, possibilitando que as pessoas se integrem. Esse é o traço mais importante desse curso”, explica Walter Mendes, coordenador nacional do curso e pesquisador do Departamento de Administração em Planejamento em Saúde (Daps/ENSP).

Mais informações:

www.esp.ce.gov.br

No comments: