Monday, August 11, 2008

Da Agência Rádio - OSTEOPOROSE: Doença é percebida quando já está em estágio avançado

A osteoporose é uma doença que enfraquece todos os ossos do corpo. As mulheres são as mais atingidas. No Brasil, mais de vinte milhões de pessoas sofrem com a osteoporose. De cada quatro casos diagnosticados, três são do sexo feminino, no período de pós-menopausa. Quando as mulheres entram na menopausa, por volta dos cinqüenta anos, o hormônio feminino, chamado estrógeno, deixa de ser produzido e o desgaste dos ossos começa a se acelerar. Nesta fase, o risco de fraturas é grande. Quase metade das pessoas que têm osteoporose tem fraturas. O problema é que nessa fase a doença já está avançada. É o que explica o presidente do Comitê de Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Humberto Mota.

Fala o Presidente do Comitê de Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e traumatologia, Humberto Mota:
"Na verdade, a osteoporose é uma doença silenciosa. A paciente vai perdendo massa óssea, com o tempo. E, quando ela começa a perder essa massa óssea, por vários motivos, e que chega a um determinado nível de perda, trinta por cento dessa perda, começa a agravar o problema. Então, aparece o quê? Microfraturas ou fraturas maiores."

Humberto Mota lembra que vinte por cento dos pacientes que sofrem fratura na perna acabam morrendo por complicações, mesmo quando atendidos de maneira correta. Por isso, é preciso adaptar todos os ambientes da casa para evitar ao máximo as chances de queda.

Reportagem, Leilane Alves

No comments: