Thursday, August 28, 2008

Estado lança edital para hospital no Cariri

O Governo do Estado dá o primeiro passo para viabilizar a construção do Hospital Regional do Cariri. Ontem, no município de Abaiara, o governador Cid Gomes lançou o edital de licitação para as obras do hospital. Nele, o Governo do Estado vai investir R$ 57,8 milhões. A unidade, primeira da rede estadual no Interior, vai atender urgência e emergência de alta complexidade.
O hospital Regional do Cariri será construído em uma área de 27.126,47 metros quadrados, localizado no triângulo Crajubar. Serão 209 leitos, 20 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 15 leitos semi-intensivos. Além deles, oito salas cirúrgicas também serão instaladas para atender a parcela da população que vive distante da capital. A previsão da Secretaria da Saúde do Estado é de com o equipamento em pleno funcionamento, sejam realizadas 7.872 cirurgias de média e alta complexidade e 9.504 de pequena complexidade. O número esperado de internações por ano é de 6.760. No ambulatório, 29.568 consultas a cada ano.
Também serão disponibilizados serviços de ressonância magnética, eletrocardiograma, eletroencefalograma, mamografia e radiologia. Para atender os pacientes vítimas da expansão da violência, o maior hospital do Cariri terá traumatologia, neurologia, cirurgia geral e cirurgia plástica. A previsão de conclusão das obras é de 18 meses.
O Governo pretende ainda construir mais um Hospital Regional, no município de Sobral para atender a população da região Norte do Estado. Atualmente, todos os hospitais da rede estadual de saúde estão localizados em Fortaleza.

No comments: