Thursday, August 14, 2008

Novidade no sul: Programa Saúde da Família Sem Domicílio

A cidade de Porto Alegre iniciou recentemente um desafio que muitas vezes é desprezado pelas grandes cidades e lançou o Programa Saúde da Família Sem Domicílio. Médicos e enfermeiros atendem, direto na rua, pessoas que normalmente não procuram médicos. A médica do Saúde da Família Sem Domicílio, Izabel Munaretti, explica como funciona o programa:
"Nós vamos visitar essas pessoas. Um que está embaixo de um viaduto, um que está embaixo de uma ponte, um que está embaixo de uma marquise, que não está passando bem, que está precisando de atendimento, e nós vamos até lá."

De acordo com a médica, a estratégia para tratar esses doentes é a mesma usada pela organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras, que faz atendimento primário à saúde, em países que sofreram com catástrofes naturais, epidemias, conflitos armados e fome. O diretor dos Médicos Sem Fronteira, Eric Stobbaerts, comenta que a meta é sempre prestar atenção primária à saúde onde as pessoas mais precisam.

A experiência da ONG foi apresentada durante a Terceira Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, organizada pelo Ministério da Saúde para comemorar os quinze anos do Programa Saúde da Família.

Reportagem, Marcelo Brito

No comments: