Friday, October 3, 2008

Coluna do RS no jornal A Folha desta semana

03 de outubro de 2008

A informação é o melhor remédio

O Ministério da Saúde lançou recentemente uma campanha para combater o uso inadequado de medicamentos. Em 2006, 30% dos casos de intoxicação humana foram por remédios. Intitulada “A Informação é o Melhor Remédio”, a ação contará com cartilhas informativas, cartazes e publicidade em Rádio e TV. A auto-medicação se tornou um mau hábito em nosso país, e que pode ser combatido. A informação, aliada ao uso consciente é o caminho para um uso racional e eficaz dos remédios.

Clínica de Musculação da Max Form

Será concluída no próximo dia 03, sábado, a I Clínica de Musculação de Sobral, promovida pela Academia Max Form, e coordenada pelo professor Nenzinho Cavalcante. O último módulo da clínica, que contou com 80h de aulas teóricas e práticas, será no auditório do CCS-UVA pela manhã e contará com a presença do professor Dânio Bastos, mais um dos especialistas do quadro docente da clínica. O evento teve a chacela do curso de Educação Física da UVA, através do coordenador Lyryal Rolim, e abordou aspectos com a história da musculação, ética, anatomia, fisiologia, metodologias, suplementação alimentar e outros. Segundo o prefessor Nenzinho, uma nova turma poderá ser formada em novembro. Contatos pelo fone (88) 9221 5915 ou nenzinhomaxform@sobral.org.

Sem vício, sem desculpas

Indiscutíveis os problemas causados pelo cigarro, tanto em quem fuma quanto quem está por perto. Atualmente muitos fumantes já têm consciência dessa realidade, e quando começam a pensar em deixar o vício, aparecem as desculpas. Uma das mais utilizadas para não ir em frente é o aumento de peso. O medo de engordar aflige homens e mulheres que temem perder a forma. A pesquisador esportiva Stella Krieger, da Universidade Federal de São Paulo, alerta que há, sim, a possibilidade do ganho de peso após a parada com o cigarro. Mas que este problema pode ser revertido facilmente com a combinação de exercícios físicos e a conquista de hábitos alimentares saudáveis. Para a cientista, de nada adianta permanecer magro fumando, mas com grande probabilidade de adquirir doenças que podem levar à morte. Quem fuma tem 10 vezes mais chances de ter câncer pulmonar, 50% a mais de chances de ter infarto, 5 vezes mais chances de ter enfisema, entre outras estatísticas cruciais.

Sem vício, sem desculpas III

A dica da consultora para quem acaba de abandonar o cigarro e procura uma atividade física, é investir em exercícios aeróbios. O ideal é fazer um trabalho de queima calórica com fortalecimento muscular. A nicotina serve como inibidor de apetite além de prejudicar olfato e paladar. É natural que, com a parada brusca do consumo do cigarro, as pessoas sintam mais fome, mais vontade de comer. Além disso com a melhora dos sentidos, os alimentos se tornam mais apetitosos e cheirosos. Há casos de pacientes que emagrecem ao parar de fumar mantendo uma alimentação adequada. Dentre os benefícios, deixar de fumar regula sua pressão, a pulsação, oxigenação do cérebro, e após 24 horas os pulmões voltam a funcionar melhor e após dois dias o olfato e o paladar já começam a se recuperar. Então, está esperando o que?

Cineclube

Inauguramos o espaço Cineclube, com dicas da sétima arte, sempre com produções que valem seu precioso tempo. O filme “Efeito Dominó” encontra-se no primeiro lugar no ranking de locação da Distrivídeo. Com a nova sensação dos filmes de ação, Jason Statham (Adrenalina e Carga Explosiva 1 e 2), o enredo gira em torno de um estrategista que tem a chance de realizar um planejadíssimo assalto, mas que reserva segredos, que quando revelados, mostram uma surpreendente realidade. Ação com toques de inteligência.

Personas

- Ao casal de professores Socorro e Fernando Dias, leitores desta coluna. Merecem o registro pelas qualidades que possuem, conquistam amizades e espaço profissional, preservando a serenidade e humildade;

- Márcio Barbosa, professor de boxe profissional, natural de Campinas, está residindo em Sobral e articula um projeto para implementar um projeto de boxe olímpico em Sobral, incluíndo atletas de alto rendimento e socialização de jovens em situação de risco através do esporte.

No comments: